sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Historia - A Metalurgia Casal

A Metalurgia Casal foi a maior empresa Portuguesa do sector das 2 rodas. Nenhuma outra empresa conseguiu ter a capacidade produtiva e o numero de unidades vendidas da Metalurgia Casal.
Nenhuma outra empresa nacional conseguiu produzir motorizadas, motas, motores e alfaias agricolas em grande escala e com um motor de produção própria.
Regendo-se inicialmente pelo modelo Alemão da Zundapp, aproveitando e imitando o que esta empresa tinha de bem feito, a Casal conseguiu destacar-se da Zundapp e de todas as empresas nacionais, tornando-se uma marca respeitada tanto no mercado nacional como no mercado externo.
A Metalurgia Casal deveu o seu nome ao seu fundador, João Casal, e dele herdou todo o espirito empreendedor.
João Francisco do Casal nasceu em 1922 em Aveiro. Depois de deixar os estudos foi trabalhar para os caminhos de ferro em Peso da Régua. Em 1945, a convite de António Marabuto, fundou uma empresa de comercio de mercearias. Deixou mais tarde esta empresa e fundou outra do mesmo ramo. Foi através destas empresas que João Casal viajou regularmente à Alemanha, na tentativa de exportar produtos alimentares. Terá sido nestas viagens que terá tomado contacto com a enorme indústria motociclistica e automobilistica Alemã. Talvez tenha sido desse contacto com a indústria Alemã que João Casal tenha tido a ideia de construir uma empresa de motorizadas em Portugal.
Anos 50:
Em 1953, pede autorização ao governo Português para exercer a montagem de motorizadas com motor Zundapp, mas graças á enorme pressão exercida pela Famel e pela Vilar, o pedido é negado.
Anos 60
Em 1961, João Casal, dois irmãos e um primo, fundam a Casal irmãos e Companhia( mais tarde Veículos Casal).
Nesta oficina, monta, vende e repara motores Zundapp, que vinham desmontados para facilitar a sua importação. Para além disso, fabrica alguns ( poucos) componentes para esses motores.
Para vender os seus produtos, João Casal cria um circuito de distribuição que assegura a distribuição por tudo o país.
Em 1963, João Casal tenta pedir mais um alvará.
Parece que depois de ter visto o pedido para montagem de motorizadas negado, João Casal tenta dar um passo de cada vez, conquistanto a simpatia e o respeito dos governantes, para numa altura certa formular novamente o pedido para criação de uma fabrica de motorizadas.
Desta vez pede uma autorização para a construção de uma fabrica de carrectos para motores.
Quase todas as fabricas nacionais de motorizadas , protestam contra esse pedido, dizendo que mais um concorrente iria colocar em causa as fábricas já existentes.
Protestaram na altura as firmas: Famel; Quimera Alma; Pachancho ; Miralago e Rufino de Almeida.
João Casal pretendia fabricar motores Zundapp até 250cc sobre licença, com a maior parte das peças a serem produzidas em Portugal e as restante a virem da Alemanha, isto nos primeiros 2 anos.
Apesar do protesto de todas as outras firmas de motorizadas, João Casal consegue finalmente o alvará de construção de motores até 250cc.

Num golpe de sorte, o engenheiro Robert Erich Zipprich, director técnico da Zundapp, que sempre tivera uma boa relação com João Casal desde os tempos em que este representava os motores Zundapp para Portugal, não se conforma com a atribuição da licença de importação de motores Zundapp à Famel. Por este motivo, abandona a Zundapp e vem trabalhar para Portugal para a Casal.
Em 1965 é aumentado o capital social da empresa com o intuito de se começarem a produzir os motores Casal.
A firma passa de um capital social de 6 000 contos(30 000 euros) para 30 000 contos( 150 000 euros).
Em Junho de 1966 inicia-se a produção do motor Casal e alguns meses mais tarde inicia-se também a produção da scooter Carina (inspirada na Zundapp R50).
Esta scooter veio satisfazer um nixo de mercado de scooter's de baixa cilindrada.
Recorde-se que nesta época haviam muitos produtores de scooter's, mas quase todos produziam scooter's com mais de 125cc.
Entre esses construtores, a Piaggio com a sua Vespa, foi sempre a marca mais acarinhada pelo publico.
Em 1967 são lançados os motores M151 e M148, e a motorizada K160.
Iniciaram-se estudos para produção de novos motores e motorizadas.
Foi ainda neste ano que que se iniciaram contactos com vista a exportação de prdutos para o continente Africano ( peninsulas ultramarinas Portuguesas), continente Europeu ( Holanda e Dinamarca)
A Metalurgia estaria exposta nas feiras de Juanesburgo e Milão.
Em 1968 é lançado o moto atomizador agricola e a motorizada K163.
Em 1969 é lançada a motorizada K181, que tinha como trunfo principal a estrutura superior fundida em liga leve de aluminio.
São mostrados protótipos de motores de 50cc automáticos, 75cc e 150cc.
A empresa começa a concorrer com a Famel e a Vilar, no mercado para a produção de jantes de aluminio para motorizadas .
Anos 70:
Em 1970 é apresentada na Feira De Março em Aveiro, a K260, uma mota de 125cc que é posta á venda em 1972.
Em 1972 sente-se um pouco os sinais de uma pequena recessão nos lucros na empresa, devido aos aumentos salariais dos empregados e aumento das matérias primas.
A concorrencia por parte de pequenos montadores que conseguiam produzir mais barato, e por consequencia vender mais barato, vêm agravar os problemas da Metalurgia Casal.
Outros factores foram o aumento da concorrencia de motores de origem estrangeira e a obrigação do uso do capacete.

Em 1973, é posta á venda a Casal K270 de 125cc. Para assegurar a sua fiabilidade, foi efectuado um teste em estrada com a duração de 15 000 km em 48 dias, em que foram atravessados os seguintes países:
Portugal, Espanha, França, Itália, Jugoslávia, Bulgaria, Turquia, Grécia, Austria, Alemanha, Suiça, Dinamarca, Suéçia, Holanda e Belgica.
Ainda em 1973, Holanda, Dinamarca e Estados Unidos da América tornam-se bons mercados para exportação dos produtos Casal.
Em 1974, o Jornal Motor, transcreve um teste feito por uma equipa de técnicos Franceses, que ficaram maravilhados com a motorizada K187S, comparando as suas performances às de uma mota de 125cc.
Pós 25 de Abril :
A queda do regime fascista governado na altura por Marcelo Caetano, é muito prejudicial á Metalurgia Casal e ás outras indústrias nacionais de motorizadas.
Com a queda do já referido regime fascista, acaba o proteccionismo aos produtos nacionais, e Portugal é invadido pelos modelos mais bonitos, tecnologicamente mais desenvolvidos e mais baratos dos construtores Japoneses.


Quando se implementassem na Europa, os preços baixos seriam aumentados paulatinamente.
A própria instabilidade politica que se vivia na altura com o pós 25 de Abril, apesar de ter sido pouco sentida, também ajudou a prejudicar a firma.
O preço das materias primas sobe e os ordenados também.
Os produtos da Metalurgia Casal vão perdendo competitividade.
Anos 80:
Os anos 80 deveriam ter sido de reestruturação da empresa.
Com a entrada na CEE em 1986, o poder económico dos Portugueses aumenta , e a motorizada do chefe de familia é encostada de vez na garagem, para dar lugar ao automóvel.
Apesar deste processo ter-se começado a dar já no final dos anos 70, a entrada na CEE veio permitir uma melhor condição de vida a muitas familias e este fenomeno da troca da motorizada pelo automóvel foi mais evidente.
Essa troca é compreensivel pois o automóvel é mais seguro, leva mais pessoas e protege as mesmas da chuva .
A motorizada começou a ser o meio de transporte escolhido pelos jovens.
Modelos inspirados na competição, tais como as Honda NSR 50cc e 125cc, entre outras, levavam os jovens ao delirio.
Estes modelos eram bem diferentes dos envelhecidos modelos Casal, e as vendas foram caindo.
Destaque para o lançamento da Casal K276, uma mota de Enduro com 125cc, de linhas muito bonitas. Foram vendidas bastantes para os CTT.
Anos 90:
Na década de 90, a Metalurgia Casal continuou com a mesma linha de modelos envelhecidos, apesar da ténue tentativa de mudança, realizada ao lançaram-se estes 2 modelos: A Casal Magnum e a Casal Arizona.
Tinha-mos então, os seguintes modelos para venda ao publico:
Casal K168 Boss e Super Boss;, este modelo foi um autentico campeão de vendas, produzido durante quase 20 anos, conseguindo assumir vários papeis e serviços.
Desde a motorizada que levava o trabalhador ao emprego, a motorizada que levava o jovem à escola, o parceiro de trabalho do carteiro, até ao veículo do entregador de Pizzas. Foi sempre muito amada e quase todos os Portugueses podem dizer que já guiaram uma.
Casal K181, uma motorizada com design bastante desactualizado;
Casal K500 Crossit, uma trail automática com 2cv de potência ;
Casal K554 RZ50, uma motorizada pouco virada para os jovens, com bastantes semelhanças à Macal M83. As letras RZ, provavelmente seriam as iniciais do nome do Engenheiro Alemão Robert Ziprich, pelo que deveria constituir uma homenagem ao falecido Engenheiro, que tanto fez pela Metalurgia Casal.
Casal K556 Magnum, uma motorizada muito bem conseguida. Bonita, com um design bastante jovem e fresco, potente, com 5 velocidades e 7.5cv ás 7500rpm.
Foi inspirada na Suzuki Wolf ( na altura a empresa Veículos Casal, era o importador dos motociclos e ciclomotores da marca Suzuki), uma motorizada sem grande "personalidade", mas que a Casal conseguiu interpretar de maneira bem mais interessante.
Casal K558 Arizona, uma trail com um design muito estilizado. Era uma ideia interessante, pois a motorizada poderia andar tanto em asfalto, como em pistas de terra.

Em Maio de 2000, surge a noticia de que um grupo de crédores iriam recorrer a via judicial para exigir a falência da Casal.
Surge ainda a noticia da destruição dos arquivos da Metalurgia Casal por parte do Carrefour. Ao mandarem destruir o edificio onde estava o arquivo da Casal, perdeu-se assim um importante testumunho de uma empresa que marcou o país. Projectos de motorizadas produzidas, ou de protótipos que nunca passaram à produção, como por exemplo o projecto do automóvel Casal ou o projecto do motor nº 2 que bateu um record do mundo de velocidade, entre outros, até ás fichas dos funcionários, ter-se-á perdido todo o espólio conservado durante 40 anos.
Em Março de 2004, volta-se a acender a chama da esperança. Surge uma noticia no Jornal de Noticias a dar conta da troca de galhardetes entre o Presidente da Cãmara Municipal de Aveiro, antigos funcionários da Casal e novos investidores interessados na Casal.
Os antigos funcionários da Metalurgia Casal, assim como os novos investidores interessados na Casal ( Nuno Figueiredo, Arménio Lima, Jasmim Neto e a Fundador), acusam a Cãmara Municipal de má fé, visto ter vendido o terreno prometido para instalar a nova fábrica da Metalurgia Casal à Vulcano.
Os ex -trabalhadores da Casal sentem que esta é a derradeira oportunidade para reaverem os seus postos de trabalho, visto que se estão a acabar os subsídios de desemprego e será muito dificil arranjarem emprego devido à sua idade.
A nova fábrica empregaria cerca de 70 ex-trabalhadores da Casal.
Do outro lado da barricada, o Presidente da Cãmara Municipal de Aveiro, Alberto Souto Miranda, refere que o projecto não existe, e que se estão a aproveitar da boa fé dos ex-trabalhadores da Casal.
O certo é que já não há moldes nem máquinas para se produzirem motorizadas, pois estes infelizmente foram vendidos a um sucateiro. Como e o que é que iria produzir esta nova fábrica da Metalurgia Casal?
Está então contada mais ou menos a historia do maior fabricante de motorizadas e motas nacional, que apesar de ter tido grande fama em Portugal e de ter sido respeitada no estrangeiro, não lhe poupou o facto de ter falido com quase 2.8 milhões de contos de prejuizo ( 14 milhões de Euros), entre banca, segurança social e fornecedores, e de ter sido saneada de todas as formas possiveis, tendo até perdido o seu arquivo que tinha sido guardado durante 40 anos. Muito pouco respeito por uma empresa que tanto deu a Portugal......

60 comentários:

MSalvador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MSalvador disse...

Era mesmo este blog que fazia cá falta! Casal Boss..não há melhor!Tenho 3 ,restauradas! Espectáculo! Ve-se o blog ganha mais usuários,para organizar-mos um convivio "Casal"..Parabens ao criador,Bom trabalho!

R disse...

Parabéns pelo Blog. Gostava tanto de ter uma Casal Boss. Tenho 30 anos e desde os 14 anos que sonho com uma. Já ando à procura, pode ser que apareça. Boa!

kadypress/ricardo duarte disse...

Excelente blog, A Casal Boss é uma instituição para Portugal e para aqueles que hoje têm 30/40 anos.Ela ainda chegou a conviveu grandes momentos e disputas com a Honda Amigo e Honda Novio 4T !!!
Falamos no seu excelente blog no nosso site!! Se quiser visite-nos e participe!! Ricardo Duarte / Kadypress / Moderador do fórum
www.hondaminitrailportugal.com

Anónimo disse...

nao consigo perseber como e que duas fabricas como a casal e a famel ambas portuguesas fecharam ! a casal construio e bateu o record de velocidade do mundo com uma 50 ke foi 224km/h e estava para construir um carro e impersionante

RedWeb disse...

Ola a todos, ando aqui a procura de documentos para a minha casal boss 2! se faz favor se alguem souber de alguma coisa, contacte me: 914456231

Anónimo disse...

Tenho duas Boss, de 1977 e 1978, duas máquinas fantásticas. Temos que criar um clube de amantes deste modelo que, para pessoas como eu, na casa dos 40, foi e é uma referencia. Afinal em Portugal tembém houve quem soubesse fazer máquinas que ficaram para o futuro!

Anónimo disse...

Alguém consegue uma foto da primeira casal trial cõr amarelo limão? Tenho uma para restaurar. Deixe aqui a foto.Se possível ligue-me, agradeço. 934536619

Anónimo disse...

Eu alinho!!!!!
Tenho uma boss!!!! de 1984!!! td restaurada!!!

Parabéns a todos!!!!

Venha a concentração!!!!!!!!!!

O Presidente disse...

Olá pessoal também eu tenho uma menina dessas vivo em Almeida e já a tenho desde 1985 e está intacta... mas agora para regularizar a matrícula pedem-me informações que não tenho como por exemplo distancia entre eixos, nº de quadro, pneus... estou à nora alguém quer ajudar obrigado e boa ideia já não ligava à menina e agora nasceu outa vontade antes quando a comprei (compraram os meus pais...) tinha o uso de alguém que tinha 18 anos...hoje de alguém que tem 43...
vou guardar nos favoritos abraço

O Presidente disse...

Olá pessoal também eu tenho uma menina dessas vivo em Almeida e já a tenho desde 1985 e está intacta... mas agora para regularizar a matrícula pedem-me informações que não tenho como por exemplo distancia entre eixos, nº de quadro, pneus... estou à nora alguém quer ajudar obrigado e boa ideia já não ligava à menina e agora nasceu outa vontade antes quando a comprei (compraram os meus pais...) tinha o uso de alguém que tinha 18 anos...hoje de alguém que tem 43...
vou guardar nos favoritos abraço

Anónimo disse...

É assim amigos, tudo o que mexe é para comer vivo neste país. É melhor emigrar.

Ricardo Palma disse...

É sempre com imensa pena que me lembro do término da Casal, à semelhança de outras empresas capazes, mas por via da falta de visão têm desaparecido aos poucos.
Também é certo que neste momento os motores 2t já não fazem sentido, e a Casal também não apostou num 4t 250 na altura correcta, modelo que poderia ter mudado as perspectivas do mercado.
As mudanças na produção não seriam assim tão grandes e esperei-o sempre, porque era um passo que via como o mais natural para a continuidade da produção em escala.
Estavamos no anos 90 e os modelos de consagração lançados, K556 e K558, que demonstravam a capacidade aos vários níveis.
Custa-me muito a crer que um expolio tão precioso como o referido tenha sido desbaratado. pode não ser o suprassumo da tecnologia mundial, mas é de grande mérito, e os projectos icónicos assim o demonstram.
O que me preocupa é que este esquecimento sistemático não é apenas nesta área.
Aguardo noticias de um polo museologico na zona de Aveiro para a indústria das duas rodas, onde se possa receber os elementos da nossa história e orgulho.
Cumprimentos a todos

Ricardo Palma disse...

Como não encontrei nenhum indicio de qualquer núcleo museologico do âmbito moto moto ou ciclistica nos concelhos de Aveiro e Agueda, contactei os mesmos no sentido que este seja levado a cabo.
Espero que todos o façam, porque a perda deste espolio é mesmo muito grave!!
Cumprimentos
ricardopalma@portugalmail.com

Ma disse...

Boas pessoal, gostava de comprar uma "casalita" (tenho saudades :-) )podem me dizer onde posso arranjar uma???? sou do Algarve digam alguma coisa para o meu mail marcio__lm@hotmail.com

Anónimo disse...

neste pais cheio de gente iluminada tudo acaba até essa grande escola de profissionais que era a casal

Anónimo disse...

boa tarde pessoal..tenho uma casal, mas nao sei qual o modelo...sei que tem duas velocidades, e acho que ate é parecidada com a boss..
gostava que alguem me disse-se quais sao os modelos so com duas velocidades, para ver se consigo saber qual tenho.
Agradecia a resposta para aqui..obrigado pessoal

Anónimo disse...

Boas casaleiros!!

Começo por dar os parabéns a quem dedicou o seu tempo a contar toda a história da Casal, para mim era completamente desconhecida. Deixou-me um pouco triste saber como terminou esta fabulosa marca que como foi dito e eu sublinho, tanto deu a Portugal.
Ora bem, eu estou a restaurar a minha Casal Boss K-168 comecei pelo motor que agarrou devido a um rolamento da embraiagem se ter desfeito, o que fez com que uma data de peças se danificassem.. Por agora já arranjei tudo o que se partiu menos o tal rolamento da embraiagem. Está-se a tornar muito dificil arranjar esta peça. Se alguem souber onde posso comprar que me diga por favor. Saudações, Gonçalo Mateiro Martins

correia disse...

Em primeiro queria dar os parabéns ao autor do blog, eu próprio tbm tou a restaurar uma boss de 1993 das ultimas que saíram, era o meu meio de trnsporte para o trabalho e lazer, fize-se sol ou chuva... Aqui aproveito para pedir a quem puder me ajudar a arranjar um ficheiro de montagem da casal boss de 2vl. o meu mail correiadst@hotmail.com um abraço e cmpts a todos os amantes das boss

Joaquim disse...

Alguem me pode dizer quais as diferenças entre casal boss e fundador? Obrigado

Joaquim disse...

Podem pfv dizer-me quais as diferenças entre casal boss e fundador? Obrigado

Sara disse...

Olá! Sou a feliz proprietária de uma Casal Boss de 88, mas com motor de 4 velocidades. Achei muito interessante saber um pouco mais sobre ela. Gostava de saber se existe algum clube ou forum onde possa expôr dúvidas e adquirir material de origem!
Parabéns pela excelente iniciativa!!

António disse...

Interessante trabalho que nos deixa sempre uma pergunta. O que será preciso fazer para que uma empresa portuguesa que produz bens transaccionáveis se mantenha e não desapareça neste país? Por que razão desapareceu a Casal, empresa que fazia os seus motores e construía os seus próprios modelos desaparecendo assim todo o conhecimento nacional na produção de máquinas e motores? Lamentável país este em que nem sequer se faz a história das empresas que foram inovadoras nem um livro nem uma memória para as gerações futuras. Parabéns. ATomé

Carlos Antunes disse...

Boas amigos, recentemente adquiri uma casal boss 2v. de 1991. A mesma está ligeiramente alterada, gostaria de a pôr original mas não encontro documentação para o fazer. Será que alguem tem fotos/manuais e que me possa ceder para fazer a restauração? Eu ficaria muito grato. Meu email é carlosantunes @ clix. pt

Carlos Antunes disse...

Boas amigos. Recentemente adquiri uma Casal Boss 2v tipo-k168 de 1991.A mesma tem algumas modificações feitas pelo antigo dono, andei a pesquisar na net e não consegui obter fotos/manuais que me ajudem a restaurar o mais original possivel.Queria pedir a alguem que me possa ajudar neste sentido a facultar fotos/manuais para iniciar a restauração. O meu muito obrigado.

Fernando Henriques disse...

Boa tarde amigos Boss,tenho tambem uma maquina destas, restaurada, completamente original, velocidades de mão de cor azul.
Foi a minha primeira mota e guardo muito boas recordações e também algumas cicatrizes.
Acontece que o azul não é bem igual ao original por esta razão gostaria de pedir a vossa ajuda para saber se alguem me consegue informar de uma ref. de tinta azul identica á original.
Obrigado e Boas curvas

Unknown disse...

Bom dia! bem tenho uma casal boss, mas queria arranjar, mas nao sei onde vou arranjar material para a casal boss. será que me podem ajudar?

Diogo Rodrigues disse...

Excelente blog os parabens!apesar de ter encontrado alguns erros na historia da Casal...mas é o minimo!vejo com agrado companheiros de duas rodas que querem e gostam da Casal!tenho uma Casal boss de 4V de 1989 de cor preta,neste momento estou a restaurar o modelo no qual irei mudar a cor!
encontrei este site ainda está na fase inicial
www.clubcasaleiro.forumportugues.com.pt

1 forum portugues só para os casaleiros

cumps a todos os usuarios

ricardo disse...

deviamos reunir todos os trabalhadores das ex farbricas de motorizadas, porque como vimos as motas novas dao raio e as antigas sao motores de tres pancadas e dar-lhe gas. estes motores nunca dao e nunca derao raio. quem é que concorda?

DIogo disse...

explicalá melhor a tua ideia Ricardo

José Maia disse...

boas noites, antes de mais parabéns pelo blog. sou um apaixonado pela casal boss até porque foi a minha primeira motorizada em 1984. hoje tenho uma igual à que tive em estado de novo, para além das mais de 10 diferentes modelos com motor casal de 2 velocidades. já tenho 3 restauradas e o meu objectivo é reunir um conjunto engraçado deste carismático modelo. lanço aqui a ideia de se criar um "clube " dos amigos da Casal Boss. Querem alinhar? José Maia

nao disse...

Eu alinho... tenho uma Casal Boss k 168 de 1977.

Rogério Santos disse...

Parabéns pelo blog.
Como ex-colaborador da M.casal, fico feliz por esta iniciativa.
Li alguns comentários com os quais me identifico perfeitamente, nomeadamente quando se questiona a forma criminosa como desapareceram os riquissimos arquivos da M.Casal.

A Metalúrgia Casal não foi unicamente um fabricante de motorizadas e alfaias agricolas, foi tambem a melhor escola de metalúrgia em Portugal.
O Sr. João Casal foi um visionário que nos anos 60 criou a melhor escola técnica do país, numa época em que não existiam subsidios para o efeito. Essa escola deu origem a uma quantidade de empresas de elevada tecnologia e grande sucesso dentro e fora do nosso Portugal.



A sua história esta longe de ser escrita, eu costumo dizer

Unknown disse...

boas acabei de compra duas boss de 1986 uma com jantes 14 e outra de raios roda 20 agradeço toda ajuda pois quero as por de origem e estou com duvidas, onde posso ter informação???

JoseSouzaBrandao disse...

Boa tarde a todos!
Estou a restaurar uma variante da Casal Boss - A Casal Montesa - de 1982.
Como tal, toda a ajuda e informação são bem-vindas.
Alguém me sabe dar mais dados deste modelo?

Obrigado!

Francisco Moreira disse...

A todos os que possuem motorizadas Casal, os meus parabens,além de bom material, é nacional ( o que não é nacional, são aqueles que tomaram conta do poder, não para o bem do Paìs, mas para darem cabo dele, como ex: fecho de tantas fabricas, tal como a Casl, orgulho de quem se sente Portugues e tantas outras, eu não votei neste 1º ministro mas ele não tem culpa desta desgraça. Velhos tempos que se fazia tanta metalurgica e de boa qualidade PORTUGUESA, e agora o fruto do 25 está a dar cabo de tudo... foi assim que quiseram, eu não. Cumprimentos a todos Casaleiros. Francisco Moreira.














































Anónimo disse...

However[url=http://www.seahawksofficialshop.com/]Authentic Golden Tate Jersey[/url]
lightweight here does not mean substandard within quality Any stitching should be neat and with smooth fin[url=http://www.greenbaypackersofficialstore.com/]Aaron Rodgers Jersey[/url]
hing
Thus[url=http://www.washingtonredskinsprostore.com/sean+taylor+jersey+freeshipping-c-9_13.html]Sean Taylor Jersey[/url]
instead of larger range of products[url=http://www.greenbaypackersofficialstore.com/]Authentic Aaron Rodgers Jersey[/url]
they play the role of d[url=http://www.newyorkgiantsofficialshop.com/]Jason Pierre-Paul Limited Jersey[/url]
tributing retailer[url=http://www.greenbaypackersofficialstore.com/]Authentic Aaron Rodgers Jersey[/url]
preferring to have small quantities of each productLet Me Teach You How To Buy Lingerie Online By: Michelle | May 17th 2012 - Over the final 5 many years there has been an explosion of lingerie shops the two on the internet and conventional bricks and mortar design shops key in to the market

Anónimo disse...

This thick symbolism has made it way into mainstream art from centuries gone and desirable still today This is never absorbed by the body, and is interwoven throughout the tendon to reapproximate its tension prior to the ruptureThis sequence of footwear using a deep perception of artistic whole, as properly as the complete flavor on the spring and summer time days Uzzell on-the-other-hand claims to have conducted research on children as a catalyst of environmental change in the UK, Portugal, Denmark and France (Odell, 2009) They will be seen by hundred of people, and you want to keep that in mind If employers really implement the proposed collective bargaining agreement, league basketball player payroll accounted for a percentage of total revenue from the current 57% to 40% or less The academic essay topic should be narrow and specific such that it is easier to write on comprehensively
Roy Oswalt 4It almost can say that NFL personalized nhl jerseys is not only a kind of sports for us, but also a fashionTomlin, who demands on sustaining a tight concentrate, won't permit any speak of that at this time however linebacker LaMarr Woodley performed take the chance of Sunday success to stay a few dozens concerning that woo old tag 9 Likewise with , with the introduction of betfair and racing submit on the internet, people could make correct predictions as to what horse or crew they should back again and if it does not go fairly as planned there's many third social gathering programs that are constructed about betfair and enable for people to trade their wager out to make a little revenue or loss

[url=http://www.newyorkgiantsteamproshop.com/]Nike Jason Pierre-Paul Jersey[/url]
[url=http://www.greenbaypackersteamproshop.com/]Women's Aaron Rodgers Jersey[/url]
[url=http://www.frankgorejersey.net/]Frank Gore 49ers Jersey[/url]

Anónimo disse...

Interactive Play Hand toys like birdie bagels[url=http://ravensofficialnflshop.com/]Ravens Terrell Suggs Jersey[/url]
barbells or marbella shapes; a piece of rope[url=http://giantsofficialjersey.com/]Giants Victor Cruz Jersey[/url]
a popsicle stick[url=http://seahawksfootballstore.com/]Marshawn Lynch Authentic Jersey[/url]
a towel[url=http://nikebengalsnflstore.com/]A.J. Green Women's Jersey[/url]
even a wadded up piece of paper can be really run interactive bird toys To keep it from becoming a national epidemic we simply stop the situation in it's tracks What
The Church cannot have a surveillance squad on every priest or bishop she ordains to ensure that the clergy be the instruments of Christ's salvation in a manner stipulated by the Church Your favorite team jersey may be hard to find or you may have to wait for a few months while it is on back order They are as black as tar at the bottom and snowy white at the top

Anónimo disse...

[url=http://loveepicentre.com/map.php][img]http://loveepicentre.com/uploades/photos/6.jpg[/img][/url]
dating a sagittarius [url=http://loveepicentre.com/]web dating intro message[/url] hawaii dating
dating us places sex [url=http://loveepicentre.com/advice.php]interatial dating johannesburg[/url] radioisotopes carbon-14 dating
aafree online dating services [url=http://loveepicentre.com/faq.php]dating game shows[/url] james franco dating

Anónimo disse...

[url=http://loveepicentre.com/articles.php][img]http://loveepicentre.com/uploades/photos/1.jpg[/img][/url]
free dating site milfs [url=http://loveepicentre.com/articles.php]apolo ohno dating[/url] speed dating inohio
cross dresser dating [url=http://loveepicentre.com/]laurie watson charms 8285 online dating[/url] comparisons of online dating services
dating with the disabled [url=http://loveepicentre.com/success_stories.php]dating in tennesse[/url] teeenage dating bases

Anónimo disse...

free wicca ebook downloads http://audiobooksplanet.co.uk/Mi-Lu/m86602/ mansfield park ebook [url=http://audiobooksplanet.co.uk/de/Network-Security/c2159/]gor ebook[/url] free ebook edition

Anónimo disse...

wahat is an ebook http://audiobooksworld.co.uk/John-C-Eccles/m63147/ free ebook for cryptography [url=http://audiobooksworld.co.uk/fr/Marketing-Your-Business-A-Guide-to-Developing-a-Strategic-Marketing-Plan/p227669/]free ebook design patterns in php[/url] harvard business review magazine ebook

Anónimo disse...

hjxdosquo www.louisvuittonhandbagsdiscountsale.com vxatvzpew [url=http://www.louisvuittonhandbagsdiscountsale.com]louis vuitton bag[/url] cgrrinroi
pnefyfzds www.louisvuittonhandbagson-sale.com kwxhywlry [url=http://www.louisvuittonhandbagson-sale.com]louis vuitton[/url] hcrjwhrld
ifaruynuk www.louisvuittononsaleshoes.com vbitvpket [url=http://www.louisvuittononsaleshoes.com]louis vuitton bags uk[/url] gmsieadwc
rabooitcg www.newdiscountlouisvuittonhandbag.com zccspzhqr [url=http://www.newdiscountlouisvuittonhandbag.com]louis vuitton wallet for women[/url] uelqvpddm
obtghpvnl www.louisvuittonreplicbagsonline.com ftwdtgnfk [url=http://www.louisvuittonreplicbagsonline.com]louis vuitton purses[/url] hxezrbrqx

Anónimo disse...

[url=http://onlinemedistore.com/products/clomid.htm][img]http://onlinemedistore.com/2.jpg[/img][/url]
bethesda drive through pharmacy http://onlinemedistore.com/catalogue/e.htm nolvadex and mexican pharmacy [url=http://onlinemedistore.com/products/finpecia.htm]take care pharmacy[/url]
personal statement pharmacy http://onlinemedistore.com/products/coumadin.htm vicodin overseas pharmacy [url=http://onlinemedistore.com/products/lanoxin.htm]lanoxin[/url]
state of minnesota board of pharmacy http://onlinemedistore.com/products/clomid.htm douglas pharmacy [url=http://onlinemedistore.com/products/lisinopril.htm]april pharmacy local script ambassador[/url]
pharmacy executive job openings http://onlinemedistore.com/catalogue/j.htm remote pharmacy new york [url=http://onlinemedistore.com/products/requip.htm]requip[/url]

Anónimo disse...

You don't have that will help worry about long waiting process. For it reasons, it is often referred to by borrowers as no way fax payday loan. The actual procedure in applying for a cash advance payday loans is very quick and easy. So this is a chance for borrowers with severe credit to fix it prove their credit worthiness. [url=http://fastonlinepayday.co.uk/]payday loan [/url] payday uk , *t9R

Anónimo disse...

I like the helpful information you provide in your articles.

I will bookmark your blog and check again here frequently.
I am quite sure I will learn plenty of new stuff right here!
Best of luck for the next!

Also visit my web-site ... Zahngold Verkaufen

Anónimo disse...

Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I've really enjoyed browsing your blog posts. In any case I will be subscribing in your rss feed and I am hoping you write again very soon!

my webpage - コーチ

Anónimo disse...

Hi there, I enjoy reading through your article post.

I wanted to write a little comment to support you.

Take a look at my blog post ... ford ranger

Anónimo disse...

Ahaa, its fastidious dialogue regarding this article here
at this website, I have read all that, so at this time me
also commenting here.

Visit my weblog - http://www.hanshome.com/

Anónimo disse...

I really like looking through a post that can make men and women think.
Also, thanks for allowing for me to comment!

Take a look at my webpage: longchamp borsa

jose Costa disse...

boa noite pois gostaria de saber como obter material para uma Moto Casal 125cc

josé Costa disse...

jose costa

Moto 125 antiga da marca casal modelo K270

Unknown disse...

se eu tivesse dinhero suficiente arranjava maneira de por a fabrica novamemte a trabalhar nem que tivesse que passar por cima deles todos isso vos garanto aviam de comer o pao que o diabo amasou

Anónimo disse...

Boa tarde,
Eu estou a fazer um trabalho de mestrado sobre a casal e gostava de obter mais algumas informações. Será que posso obter o seu email para lhe fazer algumas perguntas? Obrigada,
Cumprimentos,
Ines Viana

Unknown disse...

Alexandra Fernandes
Bom dia tenho uma Casal Astronauta alguém me sabe dizer o rall sendo que as cores originais eram verdes amarelas e vermelhas ....

Unknown disse...

Ja há pouco a dizer pois já todos disseram nos comentários atraz nos comentários anteriores mas uma coisa é certa o grande problema foi a falta de visionários e de investimento por parte do governo esses grandes ladroes pois so querem investir em empresas fantasmas para poderem roubar e viverem a grande bem dita França k ja nos anos 90 ja tinham visionários k compraram o projeto a Famel da scooter elétrica k aqui em Portugal não teve aceitacao nenhuma e eles ainda hoje depois de algumas melhorias ainda a utilizao no mercado deles como por exemplo nos correios e outras empresas do estado e ainda a exportam para países com consciência do bom ambiente global como a poluição do ozono mas nós a epoca estávamos ao contrário 1990 tinha nos as coisas mas o mais importante k era a mente evoluída não e como a coisas k se agarram ou perdesse para sempre e hoje 2019 já mais conseguiremos ter algumas coisas k este país de tão bom teria. Paulo de esmoEsm

Unknown disse...

Esmoriz

Unknown disse...

Este país era pobre humildade mas feliz

Anónimo disse...

Silva
Eu Absolvi um curso de formaccao nesta Empresa.
Hoje Recordo a boa qualidade desta Fabrica.
Deixo aqui as minhas condolencias Pelo Falecimento do Sr Joao Francisco Do Casal .